Meu peso...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Fotometrando... Amor... Amor...


Hoje vou postar um texto que retirei do blog Fotometrando, da Super-Fotógrafa Andrea Paes.

Eu sou muito fã de fotografias, principalmente quando elas falam de amor, e ela é muuuito boa nisso; de bonus, ainda escreve super bem! (rs)

Visitem o blog da Andrea clicando na imagem...

"...
Amar nos faz voar... Amar nos faz entender a linguagem do olhar... Amar nos faz usar diminutivos pra tudo que nos cerca, começando pelas pessoas... Amar é fechar os olhos pra ouvir o coração... Amar é divino, é perfeito, é bom demais!
Fotografar pessoas que se amam. Ter o privilégio de deixar congelado para sempre olhares, beijos, abraços, sorrisos. Comecei a fotografar porque queria eternizar os sorrisos e expressões fofas, gostosas, adoradas, esperadas e sonhadas dos meus amigos. Depois, dos meus filhos também. E daí pra cá... :)
Fotografar pessoas e seus momentos é guerrear contra o tempo, que não pára. E ter a sensação utópica de ganhar dele. Na verdade ganhamos da memória, que um dia falha. E aí, teremos as fotos pra reviver o que foi importante. Nesse momento, passado e presente serão um só.
Uma foto. Tantos discursos diante dela. Cada um que olha uma fotografia tem sua versão. Uns verificam a composição, outros a luz. Tem quem apenas se interesse pelo o que estão vestindo, que cor... e que cheiro teria. Tem quem olhe pra dizer se é feio ou bonito. Outros buscam ter algo pra copiar. Tem quem consiga captar o que a foto quer dizer. Tem quem fecha os olhos pra imaginar a foto em movimento (eu faço isso!). E tem gente que mistura todas essas sensações. Mas ninguém, ninguém fica imune a uma boa foto!
Cada vez que eu clico, eu penso em como a pessoa fotografada irá olhar praquela foto. Fico sempre na angústica de saber se estou realmente registrando o que o meu cliente quer sentir ao ver a foto. Sim, fotografar pra mim é uma paixão angustiante.
Quero deixar impresso em cores ou na falta delas o amor que vejo. O amor que o maquiador tem pelo seu trabalho. O amor do padre que sorri ao abençoar mais uma união feliz. O amor que o sorriso de uma criança demonstra ao ver um balão de gás no ar. O amor expresso no sorriso de um olhar. O amor que ferve no sangue e... chegando nas pontas dos dedos, toca o rosto do namorado. O amor carregado nos braços e abraços, ou dito em alto em bom som, mas que na imagem, percebemos, de novo, no olhar. O amor que sinto pela arte de registrar a felicidade das pessoas. A foto não tem som, mas mesmo assim, podemos escutar, sentir, e se emocionar olhando uma única foto.
Encontrei na música do Seal as palavras pra dizer o que sinto hoje com trocentas fotos pra editar, e outras trocentas entregues e com clientes satisfeitos. Essa música, em notas e letras, dizem como me sinto cada vez que tenho de escolher fotos pra postar e com elas me expressar. Muitos não vão entender o contexto da música com a minha relação com meu trabalho. O que importa é saberem que o amor é divino! E vale a pena fazer tudo por amor!

Eu preciso de amor, o amor é divino
Por favor me perdoe
Agora eu vejo que estava cego
Me dê amor,
Amor é o que eu preciso para me ajudar a descobrir meu nome
..."
Andrea querida, muito obrigado por me deixar colocar aqui no meu blog um pedacinho do seu cantinho adorável. E parabéns pelo trabalho.

Nenhum comentário: