Meu peso...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Por que eu decidi fazer a cirurgia bariatrica??


Olá meninas!!

Hoje vim contar a vocês um pouquinho sobre a minha decisão de optar pela cirurgia bariatrica.

Nem lembro se já contei aqui mas eu nasci uma criança magra; qdo tinha uns 3 anos, fiz um tratamento com vitaminas pois não comia direito (essa historia é bem complicada; hoje duvido que algum medico seria tão maluco...); as benditas vitaminas só começaram a fazer efeito quando eu tinha uns 5 anos e eu comecei a engordar mesmo sem comer muito. E cresci assim, gordinha...

Quando finalmente parei de crescer e alcancei os enormes 1,52m, o peso de 70kg se estabeleceu em minha vida. Eu devia ter uns 15 anos... Meu IMC era 30,3 e já indicava obesidade. Como toda adolescente, eu vivia fazendo dietas e até cheguei as 60 ou 65kg, meu menor peso nessa altura.
De qualquer forma, no efeito sanfona em que vivia, eu me controlava para não passar dos 75kg e dizia que se um dia alcançasse os 80kg seria o fim... Eu sofria sim alguns preconceitos, mas nada que me incomodasse muito... Eu tinha amigos, frequentava academias, era bailarina, tinha um namorado gato, saia pras baladas... Uma menina normal!

Em junho/2007 alcancei os 82kg. E daí pros 100kg foi um pulo... Minha vida passava por muitas mudanças, eu me casei com um marido que adorava me mimar mas que tb estava precisando de ajuda emocionalmente e adivinhem onde lavei minha alma?? Na comida!!

Em maio/2008 já pesava 98kg; fiz um tratamento estetico e voltei aos 90kg; em novembro/2008 já estava de novo com 98kg. Nessa época, em visita a uma endocrinologista, fui aconselhada a fazer a gastroplastia. Mas eu não conseguia admitir que era preciso. Eu reneguei até onde pude, acreditem! Afinal, eu não era tão obesa assim... (só eu não percebia, meu IMC já era de 42 e eu já era obesa morbida).

De qualquer forma, voltei a controlar a alimentação, a fazer exercicios, estetica, psicologa e.... Nada! Eu e o Ed nessa altura já estavamos tentando ter um filho e por sofrer de ovarios policisticos e não estar mais tomando anticoncepcional, entrei no que os medicos chamam de sindrome metabolica e meu corpo não correspondia aos meus esforços para emagrecer.

Fiquei meses sem menstruar, fiquei inchada... Descobri então que não poderia ter um filho sem estimular ovulação e que os medicos não fariam essa estimulação em alguem com o meu IMC pois seria muito risco... Resgatei então uma força nem sei de onde e em agosto/2009 recomecei as dietas, sem remedios, só força de vontade mesmo. Eu pesava 105kg.

Em novembro/2009 descobri a Reeducação Alimentar e passei a ter mais qualidade nas minhas refeições, a controlar mais minhas vontades. Comecei a emagrecer. Contei tudo pra vcs aqui no blog, das desanimadas, das vitorias, cada grama eliminada...
Mas cheguei num "platô" e não consigo sair dos 102kg; até vou aos 100,5kg, mas volto... Sofro com depressão, que vai e volta, e principalmente sofro com as limitações fisicas que tenho hoje por causa desse peso todo.
E hoje, mais do que nunca, sinto sim que existe muuuito preconceito com o gordo. Ainda mais quando se tem um marido "normal"; as pessoas nem pensam se ele é bandido e você mocinha, só querem saber que ele é magro e casou com uma gorda...

Esse ano, conversando com algumas pessoas operadas, com minha nutricionista e meu endocrino, surgiu de novo o assunto da gastroplastia... E dessa vez a palavra me soou menos amarga...

Comecei então a investigar sobre a cirurgia, os procedimentos, os médicos, verifiquei com a equipe do convenio se eles cobririam, quais medicos eram indicados...

Conversei muuuito com queridas aqui do blog que fizeram a cirurgia ou que tem parentes muito proximos operados, conversei com uma prima que fez a cirurgia, uma amiga do trabalho também...

E decidi que iria procurar um cirurgião, nem que fosse só pra saber como era a cirurgia.

Conversei com minha familia; foi uma parte dificil... Meus pais tem muito medo e tive de introduzir o assunto aos poucos; hoje, eles estão mais seguros e estão me dando todo o apoio do mundo (amo vcs, viu!). O marido também foi super-receptivo mas com ele tinha um assunto ainda mais delicado envolvido: filhos!!
Já comentei aqui que o marido é apaixonado por crianças e que quer muuito ser pai... E quem faz a cirurgia tem que aguardar pelo menos 1 ano pra engravidar e eu quero aguardar 2 anos pra emagrecer tudo, estabilizar o organismo... E ainda tem a hipotese de eu não querer engravidar depois com medo de engordar de novo (uma psicologa já me orientou, isso pode acontecer...).

Partindo da hipotese que eu vou querer engravidar depois desses 2 anos, fomos até a clinica de fertilidade (lembram??) conversar com o Dr. Arnaldo se mesmo tendo esses problemas de SOP e tudo mais se poderiamos esperar e ter o primeiro filho aos 30 anos ou mais...
Recebemos um Super-Ok dele...

Uma ou duas semanas depois marquei o cirurgião.

Por hoje é só (hein????rs) Desculpem escrever tanto e parabéns pra quem conseguiu ler até aqui...hehehe.

Obrigado a todas pelos comentários e pelo carinho, seja bem-vinda Suellen...

Amanhã eu volto com mais coisinhas...

Ahhhh, sexta começa a festa por aqui hein!!

Bjinhus!

11 comentários:

..Mônica.. disse...

Dani, desculpa não mandar e-ail hje, mas meu e-mail não abre (aff)
to feliz por vce, apóio muito!
beijos.

Thania disse...

Dani lindona!!!!
Essa é uma noticia boa!
Vc sabe o qto eu torço por vc e eu li o post TODINHO pq muita coisa me interessa saber, afinal, eu tb carrego meus kilos a mais e assim como vc relatou, tb sou feliz e nunca sofri (muito) preconceito por conta disso!
Fico feliz por ter tomado essa decisão e q essa decisão mudara sua vida em quase todos os aspectos!
Vc merece isso!
Merece estar bem e feliz e em relação aos filhos, vcs merecem mais do q ng uma familia linda!
Dani to aqui torcendo e vibrando a cada conquista sua! Pode ter total certeza disso...

Bjooos

Luciana Oliani disse...

Dani, fico feliz por sua decisão, mas tenha muita certeza antes de fazer, tá!
Meu marido é operado, na epoca ele pesava 150kg, emagreceu muito, mas ele não seguiu o tratamento psicológico, resultado ele continua gordo... como tb conheço pessoas que fizeram e se deram muito bem e hoje estão magras. Acho que vc tem que avaliar bem sua decisão, estar preparada para os prós e contras desta cirurgia e saber que esta não é a total solução para emagrecer.... a primeira coisa à mudar é a cabeça!!!! Pense nisso! Se quizer conversar mais a respeito, é só falar, que conversamos via email...
Visite tb, uma blogueira que já emagreceu 46kg sem a cirugia, e ainda continua emagrecendo... ela estava já com todas as guias em mãos e desistiu da cirugia... www.emagrecendodebemcomavida.blogspot.com

Unknown disse...

Oi Dani,espero que de tudo certo e que vc alcace o seu ideal.
Eu tb preciso emagrecer para engravidar,tenho que perder 10kg e não é nada fácil pra mim perder esses kg.
Mais caso vc fizer mesmo a cirurgia,PELO AMOR DE DEUS se cuide muito bem no pós operatório e não se exeda em nada.
Muita sorte.
Bjussssssss

juasd disse...

Ah, espero que seja uma boa escolha e que tudo dê certo!

bjus e muita paz no seu coração!

Amanda disse...

Parabéns pela decisão! Tenha certeza q esta foi a melhor escolha. Daqui em diante, sua vida irá mudar 100%.

Bjs!

Fatinha disse...

Ahh até parece, eu adorei ler... adoro ler o seu blog!!! vc escreve mt bem!!!

Eu to mt feliz por vc, que bom que esta decidida e firme na decisão, fico feliz muito feliz!!!

e quanto a festa do marido, é por causa da fama dos 24 anos e ainda por cima ele faz niver no dia da mulher!!! merece festa rosinha num merece?
rsrs


bjao

LUCIANA disse...

Oi Dani, li seu depoimento e me identifiquei com vc de cara,rsrsrrs.Olha tenho 35 anos e desde dos 18 tento engravidar,mais com os ovarios polimicrocisticos nunca conseguir, sempre que começava um tratamento, nascia comigo uma grande esperança, afff e ai quando minha visita de todo mês chegava que desanimo minha amiga,chorava me descabelava,e assim foi passando os anos e fui envelhecendo, bem até que apareceu a oportunidade de fazer a bariatrica em 2007, mas desistir em cima da hora, por medo ou destino mesmo.Uma prima fez a cirurgia eliminou 45 kilos e agora depois de 2 anos está gravida, ela tinha SOP tambem e tinha uma trompa obstruida.Olha o que quero te falar é que depois de tanto pesquisar, fiz minha gastroplastia e estou muitooooooooooo feliz,tenho 4 meses de cirurgia e eliminei 25 kilos,sei que ainda falta outros, mas chego lá.Tenho fé em Deus que irei engravidar e assim realizar meu tão sonhado sonho o de ser MÂE,com fé em Deus.Termino aqui deixando um grande bj pra vc, e fé muita fé que tudo irá dá certo pra ti tambem.
PS:Vou esperar 1 ano e assim começar o tratamento pra engravidar,BJÂOOOOOOOO
LUCIANA FIGUEIREDO

Anônimo disse...

Querida, eu estou passando pelo mesmo processo, mas vou usar o anel bariatrico inves da gastroplastia, desejo tudo de bom para vc!
Boa sorte.

Daniela e Edimar disse...

Andressa
Infelizmente nao consigo acessar seu perfil pra te responder seu coment...
Se voltar aqui, deixa um contato, ok...
Bjs

Unknown disse...

Olá Daniela,

Esta é a primeira vez que vejo seu blog. Estava pesquisando na internet do porque fazer a gastroplastia e vi seu blog... Li tudinho, mesmo pq parece muito comigo.. Também casei com um homem magro, sou gordinha desde a adolescência. Hoje tenho 30 e procurei um cirurgião. Meu marido esta me apoiando e a família também. O que me deixa muito mais segura. As colegas de trabalho não gostaram da idéia. Mas vou encontrar mesmo pessoas a favor e contra né.

Foi muito bom ler sua historia.

Beijoss