Meu peso...

terça-feira, 6 de abril de 2010

5º passo: Qual técnica cirurgica irei escolher?

Oi!!!

Passada a euforia da páscoa, volto a falar da cirurgia bariatrica para concluir meu passo-a-passo...rs

E hoje vou falar de técnicas cirurgicas; vamos lá?

5º passo: Qual técnica cirurgica irei escolher?

Basicamente, existem três mecanismos para a cirurgia: restritivos, disabsortivos e mistos (combinando os dois).

Numa cirurgia restritiva, as tecnicas geralmente utilizadas são: balão intragástrico e banda ajustável. Resumindamente, neste tipo de cirurgia, há uma diminuição do tamanho do estomago do paciente porém estas cirurgias não impedem a ingestão de liquidos calóricos (sorvetes, refrigerantes, leite condensado, etc) por isso é necessário grande colaboração do paciente para que se alcance o sucesso; infelizmente, neste metodo cirurgico, 30% dos casos falham; também podem acontecer deslocamentos da banda ou do anel que algumas vezes é introduzido. O ponto positivo é que a digestão e a absorção são normais e que a cirurgia pode ser facilmente revertida.

Nas cirurgias disabsortivas, grande parte do instestino delgado é retirado da passagem do alimento; desta forma, ainda que o volume do estomago mantenha-se intacto, não há mais absorção completa dos alimentos pelo organismo, o que facilita a perda de peso. Por outro lado, essa mudança prejudica a absorção das vitaminas vindas dos alimentos e haverá necessidade de suplementar esse deficit. Outro ponto importante é que neste tipo de cirurgia a ingestão de alimentos ricos em gorduras e açucares pode causar a chamada Sindrome de Dumping (nauseas, suor, calafrios, diarreias, etc). As técnicas utilizadas podem ser técnica de scopinaro ou derivação biliopancreatica.

Nas cirurgias mistas, é construido um pequeno reservatório gástrico (com ou sem anel) além da exclusão de um pequeno pedaço do intestino. O novo estomago, muito menor que o normal, enche rapidamente e manda para o cerebro a mensagem de saciedade; além disso, há pouca absorção dos alimentos mas sem prejudicar tanto o paciente. Se houver a colocação do anel, a passagem do alimento também se torna mais lenta; é necessario que o paciente tenha cuidado e paciencia ao se alimentar para evitar "engasgar". Neste método também é comum a ocorrencia do Dumping. A tecnica utilizada é conhecida como Bypass Gastrico em Y de Roux (ou Fobi-Capela).

A abordagem cirurgica também precisa ser discutida: aberta ou laparoscópica. Na cirurgia aberta, o cirurgião abre o abdomen do paciente (cerca de 20 cm) para obter o acesso; na cirurgia laparoscópica, são realizadas aproximadamente 5 pequenas incisões (cerca de 7mm cada) para que o cirurgião introduza uma pequena câmera e os instrumentos cirurgicos.



É importante que você conheça os métodos e que tire todas as duvidas junto ao seu cirurgião, porém geralmente o cirurgião já tem o método o qual costuma utilizar e irá encaixar seus desejos e necessidades ao método que achar apropriado. Atualmente a técnica mais utilizada é a Fobi Capela por laparoscopia. Eu irei realizar minha cirurgia por esta tecnica. Só não quis que o médico coloque o tal anel; uma amiga disse uma coisa que adotei pra mim: não quero nenhum corpo estranho dentro de mim, hehe. Meu estomago será grampeado com grampos de titanio e terá seu tamanho reduzido.

Bom, é isso gente... Ah, pra escrever este post eu consultei o site www.cirurgiadaobesidademorbida.com.br. Todas as imagens utilizadas aqui foram retiradas deste site; aliás, é o site de uma clinica do RJ, bem conhecida, super-recomendo como fonte de consulta.

Grande beijo a todas e até o próximo passo.

4 comentários:

Pink disse...

To acompanhando rs ;)


Bjs

Rebeca disse...

É bem complicado né? Mas no fim, a gente acaba ficando por dentro, de tanto ouvir falar. Foi assim comigo. De tanto o Ro me explicar, acabei ficando expert rsrsrs

Beijos

Amanda disse...

A minha é a Fobi-Capella.

Bjs!

Aline Camilo disse...

Olaaaa td bem?

Como faço pra adicionar esse Ticker Factory no meu blog? pode me explicar?

me add no msn... alinecamilo_loira@hotmail.com

Beijossss!