Meu peso...

terça-feira, 20 de abril de 2010

7º passo: Consultar a equipe multidisciplinar.

Oi meninas!!

Prontas para o feriado de amanhã?? Eu vou usar meu dia para descansar; to com sono atrasado do final de semana que passou...rs

Eu já queria ter concluido o passo-a-passo do roteiro inicial para a cirurgia bariatrica há algum tempo mas, abafa, não to conseguindo tempo pra fazer com qualidade então por isso está saindo assim, as poucos... Hoje vou falar da consulta aos médicos da equipe multidisciplinar, etapa extremamente importante!

Como já disse, os passos 5, 6 e 7 podem acontecer ao mesmo tempo e não exatamente seguem uma ordem cronologica.

7º passo: Consultar a equipe multidisciplinar.

Vocês tem percebido pelos posts que são muitos detalhes para que a operação seja bem sucedida. É preciso ter informações precisas sobre a saude do paciente, em diversas esferas. O parecer médico de alguns especialistas é extremamente importante para que, em conjunto com os exames realizados, sejam encontradas anormalidades que necessitem de correção antes da cirurgia. Necessariamente, os médicos consultados e inclusos na equipe multidisciplinar da maioria das clinicas de cirurgia bariatrica são:

- Endocrinologista: existem doenças que podem levar a obesidade cuja correção não é feita através da cirurgia (disfunção na tireoide, problemas com a glandula supra-renal, etc). Dependendo do problema, a cirurgia a ser realizada deve ser outra... A minha endo, Dra. Aline, já me deu o relatorio positivo porque já viu até os exames; aliás, super-indico ela, excelente profissional, muito atenciosa e competente.

- Psicologo: um dos especialistas mais importantes para o sucesso da cirurgia na minha opinião. A mudança fisica só depende da escolha de um bom cirurgião para dar certo; a mudança de hábitos, no entanto, depende exclusivamente do paciente. É preciso que o paciente conheça todas as limitações que irá enfrentar e que entenda que sua vida nunca mais será a mesma; os habitos alimentares devem mudar, é preciso ter uma rotina de exercicios; enfim, nossa cabeça não pode continuar sendo de gordo senão a gente sofre mais do que nunca... Além desse ponto, alguns gordinhos tem disturbios psiquiatricos que podem contra-indicar a cirurgia; um exemplo? Compulsão alimentar! Quem sobre desse disturbio, sem tratamento, não conseguirá "sobreviver" a cirurgia devido as inumeras restrições alimentares (qualidade e quantidade). Também já obtive o parecer positivo da Dra. Andreia. Mas ela insistiu na importancia dos retornos no pós-operatorio e disse que está disponivel se eu ainda tiver alguma duvida.

- Cardiologista: É preciso saber o estado funcional do coração; além disso, o cardio é responsavel por calcular qual o risco cirurgico para o paciente. O meu cardio, Dr. Roberto, ainda irá analisar meus exames.

- Nutricionista: A nutri analisa toda sua rotina alimentar hoje, orienta quanto as atitudes erradas e também quanto a dieta a ser realizada no pós-operatorio. A minha nutri, Dra. Eliane, também já me deu o parecer positivo para a cirurgia. Eu adorei a consulta com ela e todos os contatos que tivemos até o momento foram super-positivos; ela disponibilizou até o e-mail e celular dela para que eu tire duvidas... Com ela aprendi que terei sim muitas restrições nos 30 primeiros dias e que tenho que cumpri-las rigorosamente. Mas aprendi também que poderei sim, em alguns meses, comer tudo que gosto, com grande moderação, claro... Isso me deu um alivio enorme! Eu tinha medo de me tornar infeliz, sim, isso mesmo, por não poder comer um doce, uma massa, nunca mais. Sei que meu estomago nunca mais será o mesmo, que o tamanho e a "resistencia" dele serão como de um bebê, mas saber que vou poder comer de tudo um pouco foi uma alegria...rs

Além destes especialistas, o médico-cirurgião também poderá indicar ao paciente que consulte um pneumologista (para saber se existem restrições nos pulmões) e, no caso das mulheres, um ginecologista (check-up geral).

O meu cirurgião não pediu mas eu consultei um ginecologista; fisicamente eu sei que não tenho nenhuma alteração pois realizei meu ultimo check-up há menos de 6 meses; mas fui em busca do go para falar de contraceptivos; no periodo pré-operatorio, cerca de 30 a 40 dias antes da cirurgia, é ideal que não se fume, não utiliza drogas ou alcool e que não se tome hormonios e anticoncepcionais. E como vocês já sabem, eu e o marido queriamos muito um bebê antes de eu decidir pela bariatrica e não tomamos AC; ultimamente temos prevenido apenas com camisinha mas eu tenho medo; sabe como é gente "cagada", rs, só pq agora não queremos (só neste momento, Deus, depois pode mandar...), eu com anemia, sem preservativo, tenho tido a monstra regularmente, vai que acontece... Daí fui ver pra colocar DIU de cobre; mas desisti, por diversos fatores. Optei por continuar com camisinha até a cirurgia e depois do periodo de resguardo começo a me prevenir com AC, injetável ou adesivos.

Nossa, agora que vi, este post ficou gigante!!!

Será que alguem leu tudinho?? Kkkk

Grande beijo a todas!

2 comentários:

Cí disse...

Nossa, amiga quantos passos, não sabia que era tão perfeito o processo pré assim!
Tô mais tranquila ainda, vai dar tudo certo!
Amarra estes filhotes bemmm, e vc vai ver logo em breve vai estar apta para ter eles, passa muito rápido, pode vr já fazem 10 meses que eu te acompanho, parece?
Te mandei um email sem revisar, espero que entenda tudo, rs
Bom feriado
Beijos

Rebeca disse...

Eu li tudinho!
Bom feriado querida!

Beijos